Funil de vendas
O primeiro registro do cliente em nosso funil ocorre após a primeira reunião marcada. Algumas referências colocam o primeiro contato como topo do funil. Para não ficar um funil muito poluído, por conta da prospecção ativa, optamos por registrar as leads apenas quando há êxito na marcação de reunião.
1. Reunião:
Este é o primeiro contato da nossa lead com o funil. Nessa etapa são coletados perfil do cliente e insights para a proposta comercial. O agente dessa etapa é a equipe comercial.
2. Proposta comercial:
A partir das coletas feitas na reunião, é feita a validação do projeto junto ao diretor de projetos, nessa etapa é feita a análise de viabilidade, incluindo tempo estimado pro projeto, quantidade de membros que executarão o projeto e valor que será cobrado. Esta etapa é concluída após a apresentação da proposta para o cliente. O agente dessa etapa é a equipe comercial e a diretoria de projetos.
3. Negociação:
Na maioria dos casos após a apresentação da proposta os clientes querem alterar uma coisa ou outra. Esta etapa é responsável por essas adaptações da proposta inicial, chegando em um consenso entre empresa e cliente. Além disso, esta etapa também é responsável por retomar o contato quando a lead esfria. O agente dessa etapa é a equipe comercial.
4. Fechamento:
Essa etapa está relacionada com a assinatura do contrato. Após todas as outras etapas serem concluídas o contrato é redigido e uma data para assinatura é marcada. Por questão de protocolo, os agentes dessa etapa são o Diretor Comercial e/ou o Presidente Institucional.
5. Pós venda:
Após o fechamento do projeto é escolhido um gerente para o projeto, que será responsável pelo planejamento e prazos do projeto. Para projetos menores, esse gerente também atua como P.O. Para projetos maiores, há a presença de um P.O e de um gerente. Esta etapa está relacionada a execução do projeto, incluindo reuniões de alinhamento com o cliente, entregas e coleta do NPS. Os agentes dessa etapa são gerente, P.O, diretoria comercial e de projetos.
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